Quer estudar no Colégio Antônio Vieira?
Faça agora a sua inscrição

Já está inscrito?
Clique aqui para acompanhar sua solicitação.

Um grande colégio, uma grande família, para um grande futuro

Mensagem da Direção

Queridas famílias,

Bem-vindas à comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira!

Este tem sido um tempo intensivo de múltiplas aprendizagens. A pandemia está afetando a humanidade de diversos modos. Também tem desafiado a todos nós, famílias e escolas, exigindo respostas rápidas, criativas e inovadoras, novas maneiras de ser e estar no mundo, de dialogar, de educar.

Neste novo modo de existir, totalmente conectado em rede, o Colégio Antônio Vieira continua produzindo conhecimento, formando sua equipe, ressignificando sua proposta, acolhendo, escutando e cuidando da comunidade educativa.

Estamos de braços abertos para acolher as famílias que acreditam em nossa proposta pedagógica e desejam caminhar juntos na formação integral de seus filhos.

A escolha da escola é uma das decisões mais importantes de uma família e deve ser marcada por reflexão, diálogo e discernimento. Nesse tempo tão desafiador, mais do que nunca, queremos estar ao lado das famílias na tomada de decisão, informando, esclarecendo, dialogando. Vamos juntos!

A vida muda de rumo o tempo todo e é preciso aprender para onde a vida vai. Estamos com você, sempre.

Quer estudar no Colégio Antônio Vieira?

Projeto Pedagógico

FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA E PARA TODA A VIDA

O nosso jeito de educar oferece uma formação integral que leve o aluno a participar e intervir autonomamente na sociedade de acordo com o seu projeto de vida, um dos grandes diferenciais da Pedagogia Inaciana. Uma educação capaz de formar, segundo os valores cristãos, pessoas protagonistas em sua cidadania local e global, conscientes, competentes, compassivas, comprometidas e criativas, implicadas com a construção de um mundo melhor.  

Somos um centro de aprendizagem que equilibra as dimensões cognitivas, a socioemocionais e espirituais em tudo o que fazemos: a organização curricular e o desenvolvimento das disciplinas, as propostas metodológicas e avaliativas, as relações entre professor e estudante, as mais diversas práticas pedagógicas do cotidiano escolar. 

O Vieira faz parte de uma rede internacional de colégios da Companhia de Jesus (Jesuítas), fundada por Santo Inácio de Loyola, composta por mais de 840 unidades de Educação Básica, em 72 países. No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) é constituída por 17 escolas, distribuídas em nove estados. 

Nos anos iniciais do Fundamental 1 (1º, 2º, 3º anos), nosso projeto reconhece as infâncias como uma categoria social, em que as crianças, sujeitos históricos e de direitos, constroem suas identidades individuais e coletivas nas interações e relações com o outro. Vivenciam e produzem cultura, dando sentido às suas vivências e sendo reconhecidas em seus saberes. Valorizando a ludicidade como um dos elementos centrais capaz de proporcionar vivências e experiências que tornam a aprendizagem significativa, nossa proposta pedagógica articula os âmbitos da formação integral com os componentes curriculares. Essa é a etapa em que a progressão sistemática dos processos tem foco no letramento e na alfabetização, numa perspectiva de apropriação do sistema de escrita alfabética e também na ampliação da comunicativa.

Nos anos finais do Fundamental 1 (4º e 5º anos), dando continuidade ao processo de alfabetização e letramento, há um aprofundamento das aprendizagens, dos conteúdos e dos estudos dos diferentes componentes curriculares, integrando-os de forma inter e transdisciplinar, mas sem perder de vista as especificidades de cada área do conhecimento. Nosso projeto valoriza, nessa fase, a constituição da identidade individual e coletiva do estudante, como também a formação de um olhar comprometido consigo mesmo, como o outro e com o meio em que vive, construindo continuamente uma consciência sobre seu papel na sociedade, como um sujeito histórico, pertencente a um tempo e espaço social mais amplo.

No Fundamental 2, a proposta pedagógica busca, por meio da articulação dos três âmbitos da formação integral, a ampliação e amadurecimento das aprendizagens, explorando a abstração e representação da realidade. Além disso, busca-se também o aprofundamento do processo reflexivo de si mesmo, ajudando na constituição da identidade do estudante como indivíduo que já se reconhece em sua autonomia e particularidade, mas também em seus múltiplos papéis sociais, comprometido com a realidade à sua volta.

Com a mediação dos educadores, nos âmbitos cognitivo, socioemocional e espiritual, o estudante, nessa fase, é convidado a novas aprendizagens, tornando-se cada vez mais protagonista do processo. Por meio de experiências concretas, mediadas sempre pelos educadores, o estudante amplia sua capacidade de metacognição e da identificação das características da própria aprendizagem, tendo um olhar crítico em relação a seus limites e suas potencialidades.

No Ensino Médio, nosso projeto, concebendo as juventudes em sua pluralidade, reconhece os jovens, como sujeitos históricos, diversos, dinâmicos e participantes ativos do processo de sua formação educacional. Propõe um trabalho pedagógico que forme jovens críticos e autônomos, capazes de compreender as informações dos fenômenos naturais e culturais e, com autonomia, tomar decisões fundamentadas e responsáveis. Nos três âmbitos da formação integral, o projeto explora o protagonismo, a diversidade cultural, a crítica e a autocrítica, a capacidade de análise e de síntese e a busca pela ampliação do próprio repertório de conhecimento, contribuindo para formação de jovens cidadãos locais e globais, comprometidos com as definições e rumos da sociedade em que vive.

Com a mediação dos educadores, nossa proposta pedagógica oferece a articulação entre o conhecimento necessário para a competência e excelência acadêmica e o desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais, de forma que cada jovem, a partir de seu projeto de vida, conquiste seus sonhos, tornando-se profissionais competentes, mas também compassivos, conscientes e comprometidos com a realidade sociocultural e política em que estão inserido.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS NOSSAS APROVAÇÕES

VENHA PARA O VIEIRA. UM GRANDE COLÉGIO PARA UM IMENSO FUTURO.

Um espaço educacional que, além de cumprir seu papel para a excelência acadêmica, apresentando bons resultados no Enem e nos principais vestibulares locais e nacionais, se compromete com a formação de pessoas que, transformadas pelos valores cristãos, estejam a serviço dos demais, contribuindo, através de seus conhecimentos e saberes, para que a sociedade seja mais justa e fraterna.

Está pronto para se inscrever?

CENTRAL DE BOAS-VINDAS

A nossa Central de Boas-Vindas está à disposição para tirar dúvidas e ajudar as famílias durante o processo de inscrição. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Perguntas Frequentes

O processo de ingresso acontece uma vez ao ano, sempre inicia no dia 01 de julho pelo site do Colégio Antônio Vieira. O ingresso para novos alunos está condicionado à disponibilidade de vagas.

No início das aulas, o(a) estudante recebe uma circular informando todas as modalidades oferecidas na escola com dias, valores e horários.

O Colégio Antônio Vieira tem um programa de bolsas de estudos para o Ensino Médio Noturno. O processo de ingresso é realizado uma vez ao ano e as inscrições se iniciam no mês de outubro do ano interior ao ingresso. É composto pelas seguintes etapas: inscrição, análise socioeconômica, testes acadêmicos e entrevista.

Basta clicar no link “Agende uma Visita”, no nosso site, ou agendá-la por meio do contato 71 3328-9581/71 99392-2299/71 99387-1943

A disciplina Ensino Religioso é obrigatória, conforme a BNCC. Como nossa escola é católica, confessional, a abordagem dessa disciplina parte sempre da vida de Cristo, como exemplo de humanidade e fé. Como orienta a BNCC, a abordagem dessa disciplina assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa no espaço escolar.​

Nosso programa bilíngue, em parceria com a International School, oferece 50min de aulas de Inglês diariamente, desenvolvendo a proficiência nessa língua da integração com os conteúdos previstos nas outras disciplinas da série.

Tel: 71 99415-0131 (7h às 13h) | 71 99415-0108 (13h às 18h)

Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia, 683 - Salvador - BA